Publicado por: catgypsy | 3 de março de 2010

Construir seu próprio catamaran

Porque um Catamaran?

É um tema polemico, mas a meu ver as vantagens de se construir um catamaran são:

  1. Velejar em nível – Isso confere maior conforto e é menos cansativo. Um catamaran de cruzeiro aderna de 5 a 10 graus enquanto um veleiro de 30 a 45 graus nas mesmas condições de tempo.
  2. Velejar em águas rasas – Um catamaran com mini quilhas pode navegar em águas rasas e se tiver lemes retráteis, até mesmo encalhar em praias para descanso ou para realizar um conserto de emergencia.
  3. Espaço – Um catamaran apresenta um grande espaço no convés, conferindo uma sensação de liberdade.
  4. Flutuabilidade – Grande flutuabilidade e compartimentos estanques, praticamente torna um catamaran inafundavel.
  5. Velocidade – Um catamaran veleja com velocidade superior ao de um veleiro de mesmo tamanho e nas mesmas condições de vento.

Construir seu catamaran é uma opção econômica de ter seu próprio barco. Evidentemente que é muito trabalhoso e que ao longo do tempo você se questionara se foi uma boa idéia, mas com perseverança e o apoio dos familiares, você ira até o fim.

Como Começar?

Primeiramente defina o que você quer: Um barco de cruzeiro ou um barco de competição.

Defina o tamanho do barco para que possa atender suas necessidades, mas não se esqueça, opte pelo menor barco que possa atende-lo e deixa-lo feliz. Ao olhar os planos de estudos dos barcos sempre o maior barco aparentara ser mais atraente e a sua cara, mas o tempo de construção, os custos e a manutenção posterior crescem quase que exponencialmente com relação ao tamanho.

Pesquise na internet projetistas de barcos e selecione os projetos que mais te agradaram, compre vários planos de estudos para embasar com segurança sua escolha. Esses planos não são caros e te dará uma idéia razoável dos custos, tempo e dificuldades.

Eu optei em construir um catamaran projetado por Richard Woods da Inglaterra. O modelo escolhido, um Gypsy, me atenderia em minhas necessidades, em especial ao fato de poder ser construido em módulos e depois transportados e montados junto ao mar.

Responses

  1. Já começou o projeto, tens idéia de tempo e valores que o projeto irá consumir ??

    • Cristian, já comecei a construção, estou com mais ou menos 2/3 do barco pronto.
      Com relação ao tempo, um projeto semelhante ao meu leva em torno de 1500 h. Estou quase que dedicado integralmente ao projeto
      e em junho vai completar um ano. Como eu estou fazendo sozinho, não contando o custo de mão de obra(no caso de vender teria que ser considerado) esse catamaran deverá ficar em torno de R$ 90.000,00 com todos os equipamentos eletronicos necessarios.

  2. Também tenho este sonho, gostaria de mais informações sobre este barco, por favor, me ajude no que puder. graças!

    • José, quais informações você esta buscando?

  3. quero um planta de catamara e o modo de construção, tudo sobre a construção.

    • Jose, O gypsy é um projeto multchine ou seja construido com anteparas, longarinas e compensado naval. Tudo é colado com resina epoxi e depois laminado com fibra de vidro e resina epoxi. No picasa voce podera ver algumas fotos da construção.
      http://www.picasaweb.google.com/catgypsyferreira
      Com relação a plantas, são mais de 40 pranchas para voce poder construir esse cat.

  4. Gostaria de saber como adquirir os planos de construção do catamaran, se possível me adiantar o preço.
    Desde já obrigado e que tudo de certo nesta sua empreitada.

    • Souverini,
      Para adquirir os planos de construção entre no site do projetista http://www.sailingcatamarans.com. É um site bem completo,
      com inumeras informações e lá você poderá ver outros modelos.O preço do projeto completo é de 750 libras.

  5. caro amigo, estou pensando seriamente em construir um catamaran ,precisarei de muita experiencia, ou dá para se adquirir durante a construção, inicialmente quanto teria que disponibilizar para começar? Vc já terminou o seu? onde podemos vê-lo se possível. obrigado.

    • Cleber, boa tarde
      Quando iniciei não tinha experiencia alguma com construção de barcos. Li muito em sites e adqueri o livro Manual de Construção de Barcos. Com o tempo você vai començando a
      entender da lógica na construção. Como sou engenheiro talvez isso tenha facilitado um pouco. Inicialmente o capital é pequeno em relação ao custo final do barco. Para o casco, considerando
      somente o material você pode considerar entre 20 a 25% do custo final ou seja para um barco de R$100.000,00 o casco deve ficar em R$25.000,00 mais ou menos. O restante deverá ser gasto em mastro, velas, motor, eletronicos, elétrica, hidraulica etc.
      Não Terminei pois estou trabalhando fora da minha cidade e agora só posso trabalhar no barco nos fins de semana, mas já esta pronto um casco, a cabine central, o cokpit, faltando construir um casco e o acabamento final.

  6. Deseo fervientemente construir un catamaran, para disfrutarlos en las costas colombianas. gracias si me pueden ayudar en la construccion

  7. Meus parabéns amigo por esta atitude, que coragem não é para qualquer um, nossa eu participo de um fórum da revista náutica que muitos de nós temos este mesmo sonho, alguns estão conseguindo realizar mas mandaram construir, por falta de tempo, conhecimento etc, vcs poderia nós enriquecer com suas esperiencias, com as especificações do cat, quantos pés, quantos quartos etc, modo de construção, nós tem agradeceriamos muito desde já obrigado. Oziel

    • Oziel, boa Tarde.
      Esse meu cat. vai ficar com 33 pés pois aumentei o comprimento com relação ao projeto original.
      Fiz outras modificações tais como transformar um quarto em WC completo(Vaso sanitário elétrico, box para banho e lavatório).
      Como pretendo morar a bordo tb construi um closed para servir de quarda roupa. Fiquei com dois quartos que acomodam 2 pessoas cada e uma cama de casal reversivel em sofa na cabine central. Nessa cabine ainda tenho 1 fogão 4 bocas, 1 frigobar e uma pia para lavar louças alem de depositos.
      A construção é com compensado naval com revestimento externo de fibra de vidro e pintura.Internamente pintura, ambas automotiva(PU).
      Não tinha experiencia nenhuma em construção naval, sou engenheiro civil e sempre trabalhei em áreas administrativas e com vontade estou aprendendo sempre e levando em frente um sonho. (Algumas fotos em http://www.picasaweb.google.com\catgypsyferreira (infelizmente não está atualizado o album))
      Grato.
      Adevanil

  8. Adevanil, observo que uma questão que normalmente é preterida é a da documentação do barco. Também pesquiso a respeito de construção de multi-cascos e não tenho a menor idéia de como resolver esta questão. Teria como informar. Onde providenciar a legalização e custos? Obrigado. Trideko.

    • Trideko,
      A legalização é feita através da Diretoria de Portos da Marinha.A Normam 03 que pode ser acessada através do site da Marinha normatiza os procedimentos
      necessários para a inscrição da embarcação.Não tenho como precisar os custos para a legalização, mas a contratação de um despachante especializado no assunto é importante.
      Grato.
      Adevanil

  9. Olá Adevanil,
    Também estou construindo um veleiro, um Samoa 28.
    Onde vc está construindo o seu catamarã?
    Gostaria de trocar experiencia

    • Guimarães,
      Estou construindo no interior de São Paulo(São Carlos), por isso optei pelo Gypsy pois pode ser transportado em partes e montado no local de lançamento no mar. Voce não participa do grupo Hovercrafts e veleiro?
      Adevanil

  10. Participo mais do grupo do Cabinho pois estou construindo um Samoa 28.
    Nessa semana entrei varias vezes no grupo Hovercrafts perguntando se alguém sabia como acessar o site do Antonio Silikas. Até agora não recebi resposta.
    O fato é que o meu barco está ficando pronto e está na hora de realmente começar a colocar a mão no bolso e uma dúvida que eu tinha no inicio da construção está se tornando cada vez mais uma certeza . . eu tinha que ter feito um barco maior. Bem um dia, espero ter oportunidade de te contar . .
    Por enquanto estou pesquisando na internet as opções existentes para o tamanho do meu bolso e para o espaço físico que disponho . .
    Encontrei 5 catamarans: 8.3 m Simpson, KD860, Jessica, Coral Coast e o Gypsy.
    No próximo ano deveri fazer várias viagens p/ Araraquara ( mais precisamente Gavião Peixoto) a trabalho. Será que poderiamos tentar agendar uma visita?
    Por enquanto posso continuar a te questionar?

    abraço

    Nóbrega

  11. Desejo comprar ou construir um catamara para moradia e viagens com a familia qual o custo aproximado de um catamara na faixa de 40 pés ?

    • Amigo,
      Os preços variam muito, cada modelo tem seu custo próprio portanto fica dificil estimar. Dando um chute, um catamaram de 40 pés usado deve custar em torno de R$500.000,00 e para construir sem mão de obra aproximadamente R$250.000,00(depende do acabamento desejado).
      Espero ter ajudado.
      Adevanil

  12. Oi Adevanil, obrigado pela resposta, muito bom o teu trabalho, tu saberia me dizer como funciona esta parte igual vc fez de comprar um projeto e construir, eu sei que vc comprou o seu de um projetista inglês, mas tu sabe se eu conseguiria comprar um projeto de um leopard, que são os catamarans sul-Africanos, e construilos aqui no Brasil. Obrigado Oziel.

    • Oziel boa tarde,
      Amigo não sei te dizer se é possível comprar projeto do Leopard.
      Sugiro a você entrar no grupo Hovercrafts_e_veleiros no Yahoo.
      Lá você encontrara pessoas que estão tb. interessadas em construção amadora
      e possivelmente encontrara nos registros do grupo informações sobre a construção de cat. leopard.
      Bons ventos,
      Adevanil

  13. Parabéns pela coragem de enfrentar seus sonhos… estou imaginando quantas aventuras virão. Acompanhei as fotos, uma a uma. Espero que termine logo para vermos um processo de construção total de um Catamaran, quem sabe animamos também em construir um. Abraços!!!

    • Rodrigo, bom dia
      Agradeço suas palavras.Precisei interromper a construção momentaneamente pois adquiri uma alergia a resina epoxi.
      Adevanil

  14. Primeiramente parabéns pelo trabalho, não canso de olhar as fotos e admirar, eu também estou querendo construir um catamarã para navegar nos rios aqui no Amazonas, vendo seu trabalho fique mais empolgado do que nunca, você poderia me fornecer o contato para eu adquirir o projeto do GYPSY, minha intenção e de usar como moradia, desde agradeço a atenção e parabéns novamente!!!!!

    Ps: Ele já esta pronto?

    • Marcelo, obrigado.
      O site do Richard Woods é http://www.sallingcatamarans.com
      Você pode comprar e fazer download dos planos, o que o torna mais barato.Precisei interromper a construção devido a uma alergia a resina epoxi.
      Estou lentamente retornando a construção.

  15. Boa tarde, estou desenhando o projeto do meu catamaran, a principio ele terá 40 pés, com 4 quartos um em cada canto e 2 bainheiros entre cada quarto, no centro sala cozinha e mesa do comandante, gostaria se vc tiver algum material de projeto principalmente sobre medidas e puder me mandar ficarei muito agradecido

    • Angelo, boa tarde.
      Desenhar um projeto de catamaran acredito seja uma empreitada grande e difícil pois os esforços são grandes nos cascos e nas vigas de união.
      Com relação a medidas, o que posso sugerir são: Boca máxima = no mínimo 6,00 mts; boca dos cascos = 1,80 mts; pé direito= 1,85 mts. Com relação a mastreação e velame, pesquisando na internet cats de 40 pés, você deve encontrar informações.
      Adevanil.

  16. Você já acabou a construção dele? quanto sai para mandar fazer um?

    • Luciano,Boa Tarde
      Ainda não acabei a construção do meu cat mas agora falta pouco.Como a construção exige muitas horas de mão de obra, o custo para mandar fazer um catamaran é alto.Com relação a material e equipamentos o meu deverá ficar em torno de R$ 150.000,00(tudo incluído ou seja: Cascos, cabine central, mastro completo com estais e brandais, motor, velas, eletrônicos, baterias, gerador, placas solares, ancoras, etc, etc, etc).Como são necessários mais ou menos 2.500 h/h para fazer tudo, dá para se ter uma ideia do custo da mão de obra.Acrescentar ainda impostos e o lucro do construtor.
      Adevanil


Deixe um comentário

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 32 outros seguidores

